Ruas de Nova Capenna - Mecânicas
Sejam bem-vindes à Nova Capenna! Nesse plano, cinco famílias dominam a história, e se você quer se dar bem nessa vida, deve ter as conexões certas, e mais importante, conhecer bem as regras! Para isso, vamos explicar as mecânicas dessa edição:
Acobertar / Connive
A família Obscura é representada pelas cores Branco, Azul e Preto, e a mecânica que os representa é Acobertar. Quando uma criatura acoberta X, você compra X cartas e depois descarta X cartas; para cada carta descartada que não for um terreno, a criatura que acobertou ganha um marcador +1/+1. Caso a mecânica não venha acompanhada de um número, como o Raffine's Informant, entenda como acobertar 1 (ou, em inglês, Connives)
A maneira perfeita de conseguir informações.
Encarregados da família Obscura sabem como fazer seu trabalho.
Baixa / Casualty
Representando a família Maestro, das cores Azul, Preto e Vermelho, temos a mecânica de Baixa. Algumas mágicas são boas demais para serem feitas apenas uma vez, e quando o custo para copiá-las é um pequeno sacrifício, os Maestro não hesitam em utilizá-las. Quando uma mágica tem Baixa N, você pode sacrificar uma criatura com poder no mínimo N. Se fizer isso, você cria uma cópia daquela mágica já na pilha! Atenção: você pode sacrificar apenas uma criatura por mágica. Se você conjura algo com Baixa 2, você não poderá sacrificar duas criaturas 1/1, embora os Maestro apreciem seu espírito!
Um acordo bem feito pode decidir seu futuro.
Trocar uma vida por mais cartas é sempre uma boa opção.
Blitz
Se você é durão, e quer ver a indústria a todo vapor, os Rebiteiros estão de braços abertos para te receber! Sendo representados pelas cores Preto, Vermelho e Verde, eles são rápidos em partir pra agressão: sua mecânica, Blitz, permite que você conjure suas criaturas com ímpeto, e elas ganham "Quando essa criatura morrer, compre um card"! Porém, nem tudo são flores: se você utilizar esse custo alternativo, deve sacrificar a criatura no final do turno. Bater rápido, bater forte, e sumir de cena é o modus operandi dessa família!
Nada como um lutador que se recusa a morrer!
Jaxis não só bate forte, ela cria cópias prontas pra briga!
Aliança / Alliance
Se o seu gosto se parece mais com a alta classe, aproveitando coquetéis em festas e fazendo conexões, talvez você se dê melhor com a família Cabaretti! Representados pelas cores Branco, Vermelho e Verde, sua mecânica tem tudo a ver com seus costumes: Aliança desencadeia quando outra criatura entra no campo de batalha, podendo te trazer inúmeros benefícios, desde tornar seus aliados mais fortes até gerar tesouros!
Nada como uma aliança para entender melhor seus inimigos!
Ninguém solta a mão de ninguém!
Marcadores de Escudo
A última família que vamos conhecer é a dos Mediadores. Essa família, representada pelas cores Branco, Azul e Verde, entende o valor de proteger seus aliados, e por isso tem como mecânica os Marcadores de Escudo. Se uma criatura que tem um marcador de Escudo sofreria dano ou seria destruída, em vez disso, você remove um marcador de escudo dela, e previne aquele dano ou destruição. Isso pode atrapalhar bastante o plano de seus oponentes!
Boa sorte para se livrar desse cidadão!
Os Mediadores sabem proteger seus aliados!
Refúgio / Hideaway
Ruas de Nova Capenna traz de volta uma mecânica há muito esquecida, com algumas revisões: Refúgio! Essa mecânica não se associa a nenhuma família, tendo em vez disso uma carta de cada cor: quando uma permanente com Refúgio X entra no campo de batalha, você olha as X cartas do topo do seu grimório, e exila uma delas virada pra baixo, colocando o resto no fundo do grimório em uma ordem aleatória. Cada carta com Refúgio terá uma condição que te permitirá conjurar a carta exilada sem pagar seu custo de mana!
Luta Encenada te recompensa por ter criaturas com poder 7 ou maior!
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