FORMATO OFICIAL BACON ARCANO - TOICINHO
Toicinho - Introdução
Toicinho é o formato oficial da comunidade Bacon Arcano.
O formato em questão foi construído com base de estudos realizados durante anos pelos tutores, tendo uma grande pesquisa e comprovações relacionadas ao funcionamento das cartas do próprio Magic e da comunidade de jogadores em geral. Sendo então, o Toicinho, uma maneira de regulamentar o "for fun", visando a máxima diversão para os jogadores e ainda possibilitando uma competitividade saudável em campeonatos. Para que isso fosse alcançado com sucesso foram criadas algumas regras.
A quantidade de cópias de cartas que podem ser usadas em um deck são:
- 3 comuns
- 3 incomuns
- 2 raras
- 1 mítica
- 1 lendária (independente da raridade)
A Base de Escolhas Para Número de Raridades
A delimitação para as raridades foi criada com base no princípio de repetição que os Decks sofrem em outros formatos. Isso é, a constância de cartas repetidas em um unico Deck e as insistentes estrategias lineares. Com essas regras, o uso de cartas exclusas em todos os meios do Magic pode enfim ter espaço no jogo em Decks completamente novos, arquétipos inéditos e estratégias nunca antes pensadas.
LORE
O Toicinho trás consigo uma preocupação nunca antes
tida oficialmente em um formato.
O foco na Lore.
Os jogadores do Toicinho são incentivados a terem uma Lore para seus Decks, e esse incentivo vem desde prêmios, concursos a diversão e interação com a comunidade.
No contexto do Magic, desde sua criação em 1993, o jogador é um Mago detentor de um Grimório (livro de magia), onde todo tipo de mágicas fantásticas podem ser aprendidas e conjuradas; desde um dragão a um tsunami. E é o jogador (mago) o responsável por escolher que magias formarão o seu grimório. Logo, não seria justo você ter uma historia fantástica contanto o porquê de possuir aquele grimório, ou dominar aqueles bichos?
E justamente por isso, essa preocupação com a Lore também foi influencia para as escolhas no formato:
Lendárias, apenas uma cópia. Criaturas Lendárias, no contexto do Magic, são como aqueles personagens icônicos de um outro universo fantástico qualquer que você possa imaginar. Seria o Darth Vader no Star Wars, o Sirius Black no Harry Potter, o Gandalf no Senhor dos Anéis ou o Ken em Barbie: A Estrela Do Rock.
Eles são únicos, e dois ou três deles em seus universos não faria o mínimo sentido. Logo, se você possui uma lendária no seu deck, você não poderá possuir uma segunda cópia dela. Você pode usar outras lendárias, mas a mesma, somente uma.
É a sua lendária, e quando ela for a sua compra do turno, temos certeza que será especial.
Já experimentou Toicinho ?
O Toicinho é grande fator para a desenvoltura crítica de jogadores; tanto de iniciantes quanto de veteranos. É comum hoje você ver grandes campeonatos de Magic, onde 12-15 decks diferentes disputam as melhores colocações, e as mesmas cartas iguais, repetidas se espalham em decks cujo, maioria, o arquétipo, parte do principio "o conjunto das melhores cartas dessa cor". E é disso que o Toicinho se distancia. Nós acreditamos que o Deck deve ser uma extensão do interior do jogador, e ninguém é igual. Logo, você se sentar e enfrentar um oponente que possui um deck idêntico ao seu deveria ser algo de se estranhar, levando em conta as mais de 30000 cartas impressas ate hoje no Magic. Por isso o Toicinho se difere, e cobra muito dos players para a criação original de seus próprios decks.
Comentários
Postar um comentário