Kamigawa: Neon Dynasty

As mecânicas e o Draft de Kamigawa: Neon Dynasty

Olá planinautas! Kamigawa pode não ser um plano novo para alguns de nós, mas muito mudou desde a última vez que visitamos Towashi ou o Palácio de Eiganjo. Acorde, samurai! Temos uma cidade pra queimar!

Reconfigurar

Os cards de Equipamento ganharam uma cara nova com Reconfigurar. A inovação trás flexibilidade para os Equipamentos, já que a mecânica de Reconfigurar faz que os equipamentos também sejam são criaturas! Ao entrar no campo de batalha, o card se comporta como uma criatura artefato comum, podendo atacar, bloquear, tudo o que uma criatura faz. Isso nos leva a reconfigurar.



Reconfigurar representa duas habilidades ativadas e mais um pouco. Primeiro, como num feitiço, você pode precisa pagar o custo de reconfigurar para anexar o Equipamento a uma criatura que você controla, caso o Equipamento esteja solto; você também pode fazer isso para mover o Equipamento de uma criatura para outra. Funciona exatamente como um equipamento. A parte do "mais um pouco" é uma regra que fiz que um Equipamento com Reconfigurar que se torne anexado a uma criatura, deixará de ser uma criatura enquanto estiver equipado.

Mas não é só isso! A outra habilidade ativada de reconfigurar permite que, como um feitiço e pagando o custo de Reconfigurar, você possa soltar o Equipamento anexado, fazendo com que ele volte a ser uma criatura, que pode bloquear, atacar, enfim.

Essa mecânica trás uma nova complexidade tática no combate, permitindo que você possa atacar com uma criatura equipada, desanexar o Equipamento com Reconfigurar após o combate e manter um bloqueador de pé.

Modificado

Se aprimorar suas criaturas já é valioso, em Kamigawa: Disnastia Neon, a mecânica de Modificado coloca esse valor em outro nível: uma criatura é considerada modificada quando possui um marcador, quando está encantada por uma Aura sua ou que esteja equipada.



Ok, mas o que a mecânica faz? Depende da carta! Em alguns cenários elas se importam com o número de criaturas modificadas que você controla, em outros ela se importa com criaturas modificadas morrendo, atacando ou causando dano de combate. Ah! Uma criatura equipada com um Equipamento com Reconfigurar é considerada sim uma criatura modificada, mas uma criatura equipamento ou criatura encantamento não são, por si só, criaturas modificadas.


Sagas

As sagas são encantamentos revolucionários criados na edição de Dominária, e que já se tornaram um clássico do jogo. Esses encantamentos foram criados com a ideia de contar algum fragmento de história de Magic com mecânica e arte. Em Kamigawa as Sagas ganham um novo lado, literalemente.

Caso você nunca tenha visto uma Saga antes, elas funcionam da seguinte forma: Conforme a Saga entra no campo de batalha e sempre após sua etapa de compra, ela ganha um marcador de conhecimento. Esse Marcador de Conhecimento desencadeia um efeito para cada um de seus capítulos, indicados por um algarismo Romano no lado esquerdo.



Ninjutsu

As primeiras edições de Kamigawa trouxeram uma das habilidades ativadas mais amadas pelos jogadores: ninjutsu! Ela transforma qualquer criatura não bloqueada num ninja sorrateiro pronto pra te surpreender em combate! O ninjutsu permite que um Ninja saia sorrateiramente de sua mão e entre de fininho no campo de batalha virado e atacando. Para ativar uma habilidade ninjutsu, revele o card com ninjutsu de sua mão e pague o custo de ninjutsu. Então, escolha uma criatura atacante não bloqueada que você controla e devolva-a à mão de seu dono.


Canalizar

A última mecânica que nos restou é a de canalizar, e está presente em várias permanentes da coleção. Os cards com Canalizar te dão uma alternativa quando estiverem na sua mão: você pode pagar o custo de canalizar, descartar o card com canalizar da sua mão e fazer o efeito. 



Draftando em Kamigawa: Disnastia Neon

Gosta de limitado e não perde a oportunidade de participar de um lançamento de coleção? Aqui disponibilizamos algumas dicas e arquétipos para você entender melhor como funciona o Draft de Kamigawa!

Branco e Azul (UW): Veículos - Tradicionalmente os decks Brancos e Azuis em drafts são mais voltados para controle ou para criaturas voadoras, mas não é bem esse o caso em Kamigawa. Veículos são incolores e vão em quase qualquer deck... mas o suporte é bem maior nas cores Branco e Azul com as criaturas do tipo Piloto e sinergias com artefatos.

Azul e Preto (UB): Ninjas - Uma das tribos mais amadas de Magic é também um dos arquétipos possíveis de ser draftados em Kamigawa! Pequenas criaturas evasivas no preto ou azul abrem caminho para que os ninjas possam chegar de surpresa e abusar da mecânica de ninjutsu!

Preto e Vermelho (BR): Artefatos Sacrifício - Não é incomum que rakdos siga um tema de sacrifício nas coleções, e em Kamigawa não é diferente, mas com uma nova nuance: sinergia com artefatos. Algumas cartas são chave para gerar valor com artefatos entrando e saindo de jogo, e o desafio tático é se manter a frente do seu oponente mesmo sacrificando suas permanentes.

Vermelho e Verde (RG): Modificado - A nova mecânica tem um arquétipo pra chamar de seu. O Gruul Modificado tenta usar formas baratas de modificar criaturas relevantes e extrair o máximo das sinergias, efeitos e do combate!

Verde e Branco (GW): Encantamentos - O arquétipo selesnya vem carregado de jogadas com valor, se aproveitando muito de sagas e criaturas encantamentos. É um arquétipo muito sinérgico e, com as peças certas, desestabiliza o campo do oponente na hora certa e vira o jogo com geração de recursos.

Branco e Preto (BW): Artefatos e Encantamentos - O arquétipo Orzhov se importa muito com ter pelo menos um artefato e pelo menos um encantamento em jogo para conseguir "ativar" suas melhores cartas e levar o jogo. É uma mistura entre o Selesnya e o Rakdos, jogando mais no midrange.

Azul e Vermelho (UR): Artefatos - Ficou claro que um dos temas da coleção são os artefatos, e o arquétipo Izzet vai abusar muito das interações e sinergias de artefatos entrando e saindo de campo, artefatos que fazem efeitos interessantes e redução de custo nas mágicas de artefatos. É um arquétipo conhecido e mais poderoso do que pode parecer.

Preto e Verde (BG): Recursão - Decks Golgari historicamente reviram os próprios cemitérios para gerar valor de formas diversas dentro do jogo, e em Kamigawa não é diferente. Algumas cartas claramente vão te ajudar a encher o cemitério enquanto outras vão gerar valor com o que está lá de alguma forma. Uma das interações possíveis é recuperar uma carta com Canalizar do cemitério para sua mão para ou usar novamente a habilidade de Canalizar; ou conjurar a permanente por seu custo normal.

Branco e Vermelho (RW): Samurais - A agressividade do deck Vermelho e Branco vem com uma nuance diferente em Kamigawa. O tribal de Samurais pode ter uma curva muito baixa e rápida para pressionar os pontos de vida dos oponentes, ou tentar estabilizar e preparar o terreno para que os Samurais com maior custo de mana não tenha dificuldades para atacarem sozinhos.

Azul e Verde (UG): Canalizar Ramp - Sempre há um deck verde de ramp em toda edição, e dessa vez ele vem junto do Azul. Com a mecânica de canalizar, você pode esperar ter uma densidade bem maior de criaturas do que o comum, porque elas podem frequentemente funcionar como instantâneas relevantes em jogo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Banidas Atualizada

FORMATO OFICIAL BACON ARCANO - TOICINHO

Decklists: Um Guia