GIGANTES DE DUAS CABEÇAS: REGRA DAS CORES

 A Bacon Arcano anuncia hoje (30/01/023) a primeira grande mudança no modo Gigantes de Duas Cabeças Toicinho, valida a partir do próximo campeonato de Gigantes de Duas Cabeças.


REGRA DOS DECKS DE CORES DIFERENTES 

A nova regra do Gigantes é: As duplas devem ser formadas por jogadores com Decks de cores diferentes. 

Exemplificando

Trataremos para fins de exemplo uma dupla fictícia com dois membros: Jogador A e Jogador B.

Dessa forma, caso o Jogador A esteja jogando com um Deck branco, o jogador B poderá jogar com um Deck ou verde, ou azul, ou vermelho, ou preto ou incolor/ ou qualquer combinação das 4 cores disponíveis a ele.

Assim, se o Jogador A, por exemplo, jogar com um Deck Dimir (Azul e Preto) o Jogador B terá disponível para o seu Deck as cores: branco, vermelho, ou verde/ ou incolor*. 

Em mais um exemplo, se o Jogador A optar por jogar com as 5 cores em seu Deck, sua dupla poderá  utilizar apenas cartas incolores.**

Em um ultimo exemplo, se o Jogador A optar por jogar de verde mas colocar 1 carta branca em seu Deck, o Jogador B não poderá ter um Deck nem verde nem branco.


*Lembrando que incolor não é cor e poderá ser utilizada por ambos os membros da dupla independente da combinação de seus Decks.

** Atenção pois as cartas incolores (e terrenos!) também devem respeitar a identidade de cor. Ver a próxima sessão 


REGRA DA IDENTIDADE DE COR 

A identidade de cor de uma carta pode ser identificada em qualquer parte da mesma, levando em consideração seu custo ou símbolos de mana em seu texto. Dessa forma, até mesmo cartas incolores podem ter a sua identidade de cor, por isso tome cuidado ao montar deu Deck para o Gigantes.



Bosh, Iron Golem é incolor porem sua identidade de cor é vermelha, pois possui uma habilidade que custa mana vermelha.


Dimir Locket é uma carta incolor, porem tem sua identidade de cor azul e preto por contem símbolos azuis e pretos em suas habilidades. 



Profanador Aterrorizante é incolor por possuir a habilidade desprovida, porém sua identidade de cor é preto por conta do símbolo preto em seu custo. 



Izzet Guildgate é incolor por ser um terreno, porem possui identidade de cor azul e vermelha por conta dos símbolos de mana. 




A ilha é incolor, mas sua identidade de cor é azul. Basta lembrar das versões mais antigas (Oldframe): a habilidade de gerar a mana azul e seu símbolo estão lá


. Gateway Plaza é incolor e pode ser usado em qualquer deck, pois não possui símbolos de mana.



Crypt Ghast é preto e Trinisphere é incolor pois reminder texts não contam para a regra. Dessa forma, a mana hibrida branca e preta escrita no Crypt Ghast e a mana preta escrita em Trinisphere não afetam suas identidade de cor. Reminder texts geralmente vem em itálico/ entre parênteses. São textos cujo intuito é relembrar regras.  


O PORQUE DA REGRA DOS DECKS DE CORES DIFERENTES 

O papel do formato Toicinho (utilizado em todos os campeonatos construídos da Bacon Arcano) é primordialmente trazer diversidade para o Magic. Seja em ser acessível a qualquer tipo de player (seja por idade, tempo de jogo ou investimento) seja em explorar o Magic em todos os seus meandros (edições, tribos, mecânicas e estratégias). 
A possibilidade de, no Gigantes, players utilizarem de estratégias que são justas no Toicinho x1 e apenas duplica-las (usando dois Decks quase 100% iguais) provou com o tempo afastar essa diversidade do Gigantes. Dessa forma, com a nova regra, os Players serão instigados a buscarem novas maneiras de enxergar o Magic e o modo de jogo, buscando estratégias que se combinem mesmo que em cores diferentes. O universo de combinações possíveis são literalmente infinitos dentro do Toicinho que possui um vastos numero de cartas validas. Ao mesmo que, ao fazer isso, nenhuma estratégia já clássica é morta, uma vez que basta um pouco de criatividade e adaptação para estratégias já clássicas do modo de jogo continuarem brilhando. Esperamos, dessa forma, vermos estratégias únicas e criativas disputando as melhores colocações dos campeonato. 
Da mesma forma, é esperado que as duplas dialoguem ainda mais sobre suas estratégias bem antes do campeonato. Realizando conversas sobre seus Decks, testes práticos e, enfim, montando Decks únicos. 


Elencando 3 Pontos sobre o por quê da nova regra:

1. Aumentar a diversidade de Estratégias no Gigantes
2. Instigar a comunicação das Duplas pré-campeonato 
3. Levar a acessibilidade do Toicinho ao Gigantes 


Sempre contem com a Tutoria 24h que a Bacon Arcano disponibiliza de graça para
todos os seus membros caso precise daquela ajuda com seu Deck!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Banidas Atualizada

FORMATO OFICIAL BACON ARCANO - TOICINHO

Atualização da Lista de Banidas (Abr/2025)