O Mesão Arcano é o mais novo modo de jogo da Bacon Arcano. Ele visa trazer ainda mais diversão e dinamismo para os famosos mesões de Magic.
_________________________________
O que é um Mesão?
É um modo de jogo de Magic: The Gathering com no mínimo 3 participantes. Nele ocorre o famoso "Free for All" dos games, onde cada jogador está por conta própria e haverá apenas um ganhador. As regras normais de Magic se aplicam, com a diferença de que o jogador a iniciar a mesa também compra a carta no início de seu turno, ao contrario de modos tradicionais onde apenas o segundo a jogar compra. *Os Decks usados nos Torneios da Bacon Arcano são Decks válidos no formato Toicinho, para mais informações consultar: http://baconarcano.blogspot.com/2018/02/formato-oficial-bacon-arcano-toucinho.html
_________________________________
O que é um Mesão Arcano?
Um Mesão Arcano pega todas as regras tradicionais do Mesão e adiciona, de forma extra, elementos de traição, blefe e intriga na mesa. Tudo isso através de um sistema bem simples de Instant Wins e Instant Loses.
Instant Win: uma condição que, caso cumprida, dará vitória imediata do Mesão ao seu realizador.
Instant Lose: uma condição que, caso cumprida, dará derrota imediata do Mesão ao seu realizador.
No Mesão Arcano 4 participantes empenham papéis/personagens distintos e secretos, cada personagem possúi uma Instant Win e uma Instant Lose. Ao início de uma partida as 4 cartas de personagem são distribuídas aleatoriamente entre os participantes e são guardadas (voltadas para baixo) próximas aos seus donos. Elas não podem ser reveladas aos outros jogadores da mesa.
Caso um participante morra na partida, ele revela que personagem ele era voltando sua carta para cima. Caso um participante realize a sua condição de vitória (Instant Win) ele também revela sua carta mostrando qual personagem era. Vejamos quais são os papeis:
O Rei é o monarca que quer apenas permanecer vivo tempo suficiente para que tenha sua vitória fácil.
INSTANT WIN: O Rei ganha instantaneamente se chegar ao décimo quarto (14º) turno da partida
INSTANT LOSE: O Rei perde instantaneamente se matar o Guarda durante a partida
_________________________________
O Guarda é o bravo soldado leal ao seu reino, protegendo a ordem do ducado.
INSTANT WIN: O Guarda Ganha instantaneamente se matar o Assassino
INSTANT LOSE: O Guarda perde instantaneamente se matar o Rei
_________________________________
O Assassino adora mortes bem pagas, eliminar o monarca é seu trabalho no momento.
INSTANT WIN: O Assassino ganha instantaneamente se matar o Rei
INSTANT LOSE: O Assassino perde instantaneamente se matar o Duque
_________________________________
O Duque, sempre astuto, busca eliminar todas as proteções do monarca.
INSTANT WIN: O Duque ganha instantaneamente se matar o Guarda.
INSTANT LOSE: O Duque perde instantaneamente se matar o Assassino.
_________________________________
REGRAS EXTRAS
*Nenhum jogador pode revelar a sua carta de personagem, salvo: caso tenha morrido / ou tenha realizado sua Instant Win
*Ao contrario do tradicional Mesão, no Mesão Arcano todos os participantes podem se atacar, não sendo limitado o ataque apenas àquele jogador que está à sua esquerda ou à sua direita
*Caso restem apenas 2 jogadores na Mesa, todas as Regras do Mesão Arcano desaparecem
*Ademais, todas as regras normais de Magic, Mesão e Toicinho são seguidas a risca
_________________________________
A DINÂMICA DO JOGO
A dinâmica que rege uma partida de Mesão Arcano e torna o modo tão divertido está em volta de que, mesmo que seja um mesão de Magic com todas as suas regras, os jogadores possuem coisas extra jogo que podem influenciar diretamente em seus comportamentos durante as partidas. A exemplo de:
1. O RELOGIO DOS TURNOS: Ao inicio da partida, é colocado um Dado no centro da mesa. Ele é o dado de controle de turnos. Ao chegar no decimo quarto turno, caso ainda hajam 4 jogadores, é fato que algum dos quatro jogadores irá ganhar a partida naquele momento (pois ele é o Rei). Ou seja, os jogadores precisam se apressar desde o inicio da partida em descobrir e/ou eliminar jogadores para que um dos membros da mesa (o Rei) não leve a partida de graça.
2. OS BLEFES: Os jogadores não podem revelar que personagem são mostrando suas cartas de personagem (que permanecem voltadas para baixo durante a partida). Porém, nada impede de que mintam e blefem sobre quem são durante toda a partida. Esse recurso pode gerar diversas confusões em negociações e acordos durante as partidas, assim como derrotas instantâneas por jogadores terem eliminado o personagem errado, e vitórias instantâneas por acertos.
3. TODOS SÃO INIMIGOS: Analisando as regras, você pode achar que o Rei é amigo do Guarda e o Duque é amigo do Assassino. Não se engane, no mesão Arcano fazer qualquer tipo de aliança muito profunda pode te custar o jogo, uma vez que, ao apoiar alguém, você pode gerar a vitória instantânea dele, o que significa a sua derrota também; é isso que gera parte do dinamismo.
4. OS DECKS: já pensou que Deck Toicinho você montaria para uma partida de Mesão Arcano?
Agora é só aguardar um Campeonato de Mesão Arcano e boa sorte!
Comentários
Postar um comentário