Ikoria - Mecânicas : Mutação


MECÂNICAS 

Nos posts sobre mecânicas analisaremos todas as mecânicas que traçam as características principais de Ikora: Terra de Colossos. Antigas e amadas mecânicas voltam trazendo reprints, novas cartas e novas formas de usar estratégias já consolidadas no Magic. Também temos novas mecânicas que surgem para somar a todas as centenas formas de montar uma estratégia. Assim, analisaremos todas elas em diversos posts, não apenas para entendermos o que nos espera em Ikoria, como também para relacionar essas mecânicas com a Lore e para que, principalmente, você tenha uma experiência incrível ao abrir um Booster do Pacote de Lançamento. Não serão apenas cartas novas e exclusivas dessa edição, mas uma experiência de Lore e entendimento de jogo.


Mutação

Com a constante batalha entre humanos e monstros, os humanos de Ikoria começaram a desenvolver cada vez mais técnicas de combate para enfrentar as bestas do Plano. Porém, os monstros também começaram a se aperfeiçoar para enfrentar seus inimigos. A Mutação é uma das novas mecânicas tragas por Ikoria e que ilustra bem a maneira como os monstros do Plano conseguiram evoluir para se tornarem cada vez mais mortíferos contra seus inimigos (e presas). A Mutação é uma mecânica que algumas criaturas não-humanos de Ikoria terão. Com ela, você poderá conjurar sua criatura pelo custo de Mutação ao em vez de pagar o custo normal. Se fizer isso, a sua criatura entrará sobre ou sob uma criatura não-humana que você controla. As duas cartas se tornarão um único objeto, o poder e a resistência serão o da criatura que ficou por cima, e a criatura por cima terá todas as habilidades da criatura que está em baixo. Então, por exemplo, se você possui uma criatura 5/5 com Vigilância e Mutação, e no campo uma criatura 1/1 com Vínculo com a Vida, você poderá colocar a 5/5 por cima da 1/1 por seu custo de Mutação, ela se tornará uma criatura 5/5 com Vigilância, Vínculo com a Vida e Mutação; outra opção seria colocá-la por baixo, o que geraria uma criatura 1/1 com Vínculo com a Vida, Vigilancia e Mutação. Você pode colocar diversas criaturas com Mutação em uma mesma criatura, criando assim um verdadeiro monstro com diversas habilidades. Além disso, a Mutação pode ser uma habilidade que desencadeia algum efeito ao ser realizada, como por exemplo “Quando essa criatura sofre Mutação, você ganha 1 de vida” ou seja, toda vez que uma nova Mutação ocorrer naquela criatura, você ganhará 1 ponto de vida; as habilidades geradas pela Mutação podem se acumular, ao pondo de você realizar uma Mutação e diversas habilidades desencadearem ao mesmo tempo.
Diversas cartas tem interação direta com a nova Mecânica de Ikoria, mesmo não possuindo Mutação diretamente nelas, dessa forma várias novas formas de jogar surgem e até mesmo Decks totalmente focados na Mecânica podem ser montados.


Starrix Auspiciosa

Starrix Auspiciosa é uma criatura 6/6 por 5 manas, sendo uma verde. Porém, pelo custo de mutação, você pode pagar 6 manas (sendo uma verde) e escolher colocá-la acima ou abaixo de uma outra criatura. Se fizer isso, você exila cartas do topo do seu grimório até você exilar X cartas de permanentes, sendo X o número de vezes que Starrix sofreu mutação. Você então coloca essas cartas no campo de batalha. Poderoso, não?



Morcego do Lamento Fúnebre

Por 4 manas, sendo duas manas pretas, você tem uma criatura 3/3 com voar e lampejo. Porém, você pode pagar o custo de mutação de 6 manas, sendo duas pretas, e escolher colocar o Morcego acima ou abaixo de uma criatura que você controla. Se fizer isso, você pode destruir a criatura ou Planeswalker alvo que um oponente controla.



Papagaio-espinho

Papagaio-espinho pode ser uma criatura estranha, mas possui um efeito de mutação interessante. Por 4 manas, sendo uma vermelha, você tem uma engraçada criatura ¾. Porém, pelo seu custo de mutação, sendo 3 manas, uma delas vermelhas, você pode escolher colocar essa criatura acima ou abaixo de uma outra criatura que você controla. Se fizer isso, ela ganha a seguinte habilidade: vire esta criatura e ela causa X dano a qualquer alvo, sendo X o número de vezes que essa criatura sofreu mutação.



Vadrok, Ápice do Trovão

Vadrok é um Elemental Dinossauro Gato 3/3 com voar e iniciativa, por três manas Jeskai. Menos complicado que determinar a espécie dessa criatura, é seu efeito de mutação: por 4 manas, uma genérica, uma azul ou branca e duas vermelhas, você pode escolher colocar essa criatura por cima ou por baixo de uma outra criatura que você controla. Se fizer isso, você pode conjurar uma mágica que não seja de criatura com o custo de mana convertido 3 ou menos do seu cemitério sem pagar seu custo de mana. Lembrando que a criatura também adquire as habilidades de voar e iniciativa!



Guarda-filhotes

Guarda-filhotes é uma criatura muito interessante! Por 4 manas, sendo uma mana branca, você tem uma criatura 3/5 com vínculo com a vida. Porém, pelo seu custo de mutação de 4 manas, sendo duas genéricas e duas manas brancas, você pode escolher colocá-la acima ou abaixo de uma criatura que você controle. Se fizer isso e para cada outra mutação subsequente, você cria duas fichas fichas de criatura branca do tipo Gato 1/1 com vinculo com a vida. Note os filhotinhos no canto direito da arte da carta ❤


Tubarão-da-costa Saltador

Tubarão-da-costa Saltador é uma das cartas com essa nova mecânica! Por 5 manas, sendo uma delas azul, você tem uma criatura com Lampejo, 4/3. No entanto, você pode pagar uma mana genérica a menos e conjurá-lo como mutação e retornar uma criatura do oponente para a mão dele. Detalhe: com lampejo! Sempre que essa criatura sofrer mutação, você pode fazer esse efeito novamente.

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