Artigo Eterno - Enciclopédia de Dominaria: Bestiario



Artigo Eterno - Enciclopédia de Dominaria: Bestiario
(Parte II)

Na continuação da nossa viajem a esse vasto plano, olharemos de mais perto agora as criaturas que andam e habitam as terras desse mundo tão antigo.




Cavaleiros



Os cavaleiros são combatentes altamente treinados que geralmente fazem parte de um exército formal ou cavalaria, geralmente se especializando em lutar a cavalo com uma espada ou lança. A maioria dos cavaleiros, especialmente aqueles alinhados com o branco ou o preto, são empenhados em um único lorde ou ordem, embora muitos cavaleiros negros e vermelhos sejam dedicados apenas a eles mesmos. A Iniciativa é a habilidade mais comum encontrada entre os Cavaleiros. Alguns Cavaleiros têm golpe duplo, flanquear e proteção, alguns cavaleiros montam corcéis voadores também.

Alguns cavaleiros, chamados "paladinos", canalizam mana de maneira similar aos clérigos. Paladino era originalmente um tipo de criatura separada de Knight (cavaleiro), mas os dois foram posteriormente combinados sob o último. Os subtipos Cavalaria (Cavalaria dos Mouros) e Cruzado (usado apenas para Aysen Crusader) foram mudados para Knight também.

Vamos agora analisar magias que reunimos do plano de Dominaria que podem convocar essa tribo tão respeitada.

1 - Chamar a Cavalaria

Aqui vemos um feitiço de 4 Manas, sendo 1 branca.

O efeito é prático e simples.

‘’Crie duas 2 fichas de criatura branca 2/2 do tipo cavaleiro com vigilância’’

"Cheers loves, the cavalry's here!"

OXTON, Lena.

Temos em mãos a magia que demostra o poder e disciplina dos cavaleiros com armaduras reluzentes do reino de Benália sendo tragos a ação. Famosos pela sua disciplina que garante que estejam sempre vigilantes e seu treinamento que os tornam mais fortes e resistentes que simples soldados. Esse feitiço recria em uma batalha a chegada da cavalaria para reforçar tanto ataque quanto defesa. É uma única carta deixando em campo dois recursos.

E o flavor dela nos diz muito:

‘’Os cidadãos de Benalia nascidos sob a mesma constelação formam um clã das estrelas. Sua lealdade uns aos outros perpassa as Sete Casas’’

Nesse flavor temos a retomada de nosso conteúdo de Enciclopédia de Dominaria: IV – Benalia. Lá estudamos que a Ordem de Benalia é construída em 7 Casas de Cavaleiros, cuja qual, para cara uma um líder é designado. Benalia é um prospero e forte país, um dos mais poderosos da atual Dominaria. E esse flavor nos mostra que uma das maiores características dos cidadãos de Benalia é a honra uns aos outros. E também retoma, como já falamos, que a casa de um cidadão de Benalia é escolhida conforme a posição das estrelas em seu dia de nascimento.

Na arte nós temos novamente uma característica de Benalia a amostra: as vestes e equipamentos dos cavaleiros. Um misto de ferro com vidro, técnica desenvolvida por artesoes ao longo de toda a história de Benalia. Eles conseguem fundir belos e coloridos vitrais ao ferro duro, transformando os equipamentos em belas e mortíferas armas.

2 – Guarda-costas Destemida

Aqui nós temos uma simples criatura de 1 mana, mas que tem muito a nos mostrar.

Ela tem 2/1 de poder e resistência, e possui o seguinte efeito:


‘’Conforme Guarda-costas Destemida entra no campo de batalha, escolha outra criatura que você controla.’’


‘’Sacrifique Guarda-costas Destemida: a criatura escolhida ganha indestrutível ate o final do turno’’

Vemos aqui uma guarda-costas em todo o seu conceito. Um cavaleiro benaliano, que por apenas uma mana possui um poder maior que um humano médio, fruto de seu treinamento e técnica aprendidas em Benalia. E ela ainda possui efeitos extraordinários. Além de possuir um poder já interessante, ela ainda tem o efeito de se tornar uma protetora de outra criatura, podendo se sacrificar para deter uma possível morte iminente.

‘’A aristocracia de Benalia é hereditária, mas a lealdade de seus súditos é conquistada.’’

Um flavor que nos faz ver muito além da carta e efeitos. Em Benalia, a liderança é passada de pais para filhos, porem de nada isso vale a um nobre benaliano se ele não possuir a lealdade de seus súditos, que é ganha através da sua demonstração de honra ao seu pais e de seu trabalho duro para que o faça prospera. Assim, a lealdade de seus cavaleiros será conquistada. E se um cavaleiro de Benalia for leal a você, você pode ter certeza que ele será realmente leal, podendo até se sacrificar por sua vida.

E na ilustração nos vemos novamente as artes de Benalia esculpidas nos equipamentos: o escudo e armadura coloridos. Um possível nobre se resguarda atrás do bravo cavaleiro.

 Fungo e Saprofitas



Amadas por muitos e esquecidas por outros, os Fungos são uma tribo extremamente memorável no Magic. Sua origem tem como fato o fim da Guerra dos Irmãos. Mas por que uma guerra global e de consequências catastróficas daria vida a fungos? Pois bem, como visto em Enciclopédia de Dominaria: II - A Guerra dos Irmãos, ela acaba com Urza colocando Dominaria em uma Era Glacial por séculos. E uma Era Glacial não é a melhor coisa que pode acontecer a um plano.

Ao realizar a gigantesca explosão usando o Silex, Urza causou uma onda de poeira que escureceu o céu de Dominaria por muitos anos. Essa poluição tampou o Sol, deixando Dominaria no puro escuro. E isso afetou diretamente várias coisas: as plantas não cresciam, os animais morriam, e grandes impérios caíram.

Falta de recursos gerais fez vários povos diferentes passarem fome e entrarem em guerras por recursos. E foi pela fome que os Elfos de Dominaria buscaram alternativas. Eles utilizaram de pedaços de madeiras morta junto a mana verde, e com isso conseguiram criar uma forma de ‘’vida’’ nova. Eles a chamaram de Talidias.

Elas eram uma espécie de Fungo superdesenvolvido que cresciam mais rápido que fungos normais, e em seus corpos nasciam Saprofitas. Com as Talidias e Saprófitas, os elfos conseguiram se alimentar. Elas levaram o Império Elfico através da Era Glacial em Dominaria.

Porém, com os anos, as Talidias começaram a demonstrar inteligência, mesmo que básica. Elas aprenderam com o tempo a usar armas, mas elas não buscavam nenhum objetivo em especifico; apenas a vida. E isso trouxe aos elfos um dilema moral sobre a alimentação. E esse dilema levou os elfos a uma repartição. Uma pequena guerra civil: os Pro Talidias e os Contra Talidias. Esse impasse levou o Imperio Elfico, já fraco, a uma queda definitiva: as Talidias derrotaram os elfos.

E até hoje em Dominaria elas coexistem junto as outras tribos. Entre as florestas, os pântanos, você poderá se esbarrar com uma Talidia e suas Saprofitas. E é por isso que agora, para entender ainda mais essa tribo, nós iremos entrar no o Salão de Simulação de Magias da Academia Arcana e abriremos alguns pergaminhos que contem Magicas relacionadas aos Fungos. Assim veremos o que os Fungos de Dominaria tem a nos oferecer.

1 – Migração das Saprófitas




Aqui temos um feitiço de duas manas, sendo uma verde. Ele possui um custo de reforçar de 4 manas de qualquer cor. Ou seja, você pode pagar ou 2 manas por ele, ou 6.


Ele faz o seguinte efeito:


Crie duas fichas de criatura verde 1/1 do tipo Saprofita. Se esta magica tiver sido reforçada, crie, em vez disso, quatro dessas fichas.
Esse feitiço extremamente versátil traz ao mago duas possibilidades: com duas manas, criar duas saprófitas. Ou com 6, criar 4 saprofitas. Ou seja, ele funciona bem tanto no início do jogo como no meio. E também ilustra a parte de multiplicação das saprofitas. Quanto mais você as alimenta, mais saprofitas irão surgir.

Vamos olhar o Flavor:

"As talidias pastoreiam as saprófitas de um lugar a outro em busca de detritos para alimenta-las."

Vocês podem observar a relação de criação e cultivo que as talidias possuem sobre as saprofitas, as guiando a locais e alimentando com detritos.

Na arte podemos ver várias saprofitas andando por uma floresta de Dominaria.

2 –Talidia Onívora



Essa é uma Mágica de criatura de quatro manas, sendo uma preta. Ela possui 3 de poder e 3 resistência, e a seguinte habilidade:

Pague uma mana de qualquer cor, sacrifique outra criatura: Talidia Onívora recebe +2/+2 até o final do turno. Se uma Saprofita foi sacrificada dessa forma, você ganha 2 pontos de vida
Vemos aqui um fungo preto de corpo razoável e que possui um efeito muito interesse: ele possui muita interação muito ligada com os saprófitas. As saprofitas são feitas em quantidade, e são criaturas 1/1, logo sacrifica-las para obter um bem maior (como crescer bem uma Talidia) é algo bem conveniente. E ainda o ganho de vida pelo sacrifício vem para fechar todo o pacote de interação entre as duas tribos.

Vamos dar uma olhada no Flavor:

"Thelon de Havenwood criou as talidias como fonte de alimento em tempos sombrios. As talidias fizeram o mesmo com as saprofitas"

Thelon foi o mago elfo que conseguiu realizar a junção de mana verde e madeira morta para obter a criação das Talidias. Ele com seus experimentos conseguiu salvar os elfos da fome nos ‘’tempos sombrios’’ (Era Glacial). E assim, o flavor termina nos dando a ideia de que, agora, quem realiza esse papel de sobrevivência em tempos sombrios são as Talidias, utilizando das Saprófitas como alimento.

  A Pyromante Jaya Ballard




"Um tempo atrás, fui para Regatha, bebi um pouco, falei demais e, aparentemente, ajudei um pessoal com piromancia realmente impressionante. 200 anos depois, descubro que eles fundaram uma religião sobre mim. Francamente, é um pouco embaraçoso."

Seus feitos vão além de Dominaria. Na última visita de Chandra Nalaar a academia Bacon Arcano, ela citou Jaya. Chandra teve seus primeiros ensinamentos de pyromancia no mosteiro de Keral Keep, uma academia de treinamento de magos de fogo que foi originalmente fundada em torno dos ensinamentos de Jaya no plano de Regatha. A academia valoriza, acima de tudo, a liberdade pessoal e a escolha individual.

A infância de Jaya está envolta em mistério, mas ela aprendeu a ser uma ladra com a vida nas ruas. Um dia, ela tentou roubar algo das câmaras privadas do Arquimago Eterno Jodah, mas não teve sucesso. Sentindo capacidades mágicas nela, Jodah permitiu que Jaya estudasse na Escola do Não-Vistos, mas depois de aprender alguns feitiços ela decidiu estabelecer-se no mundo e ganhar a vida como um mago especialista.

Em registros muito antigos temos uma menção de Jodah onde ele mencionou Jaya Ballard implicando que ela morreu no período entre o final da Era Glacial, quando ela foi vista pela última vez, e o presente, a causa sendo sua imprudência e impetuosidade, que "eventualmente custou a vida dela". Não se sabe onde e quando

este evento aconteceu, nem como Jodah sabe disso. Há também alguma suspeita de que o Jodah que disse isso veio de uma realidade alternativa, e, portanto, estava se referindo a "outra" Jaya

No entanto temos nos relatórios da nossa última equipe que estudou Dominaria, agora, Sessenta anos depois do "mending", Jaya ainda está bem viva. Ela pode ser uma poderosa aliada na batalha que está por vir ou uma perigosa inimiga dependendo da situação.

Vamos então analisar essa poderosa Piromante!

Jaya Ballard

Vemos aqui uma Planeswalkers Lendaria vermelha, de custo de 2 manas genéricas mais 3 manas vermelhas. Ela entra em campo com 5 marcadores de lealdade.

Sua primeira habilidade:

+1: adicione 3 manas vermelhas a sua reserva de mana. Gaste este mana somente para conjurar mágicas instantâneas ou feitiços.

A segunda:

+1: descarte até três cards e depois compre aquela quantidade de cards.

E sua última habilidade:

-8: você recebe um emblema com ‘’Você pode conjurar cards de magica instantânea e feitiço a partir de seu cemitério. Se um card conjurado desta forma seria colocado em seu cemitério, exile-o.
Com seu custo necessitando de três manas especificamente vermelhas, temos aqui uma Planeswalker extremamente ligada a mana vermelha. Suas habilidades condizem bem com a cor.

Na primeira, você adiciona 3 manas vermelhas a sua reserva. O que faz, de certa forma, a própria Jaya ter um custo de 2 manas genéricas apenas. Uma vez que entrando, você poderá recuperar essas 3 manas que gastou nela. Essas manas poderão ser usadas somente em feitiços ou instantâneas, o que demonstra uma ligação da Lendária com esse estilo de Magicas. Conseguimos facilmente imaginar ela utilizando de um arsenal de magicas de dano diretos tais com poderosas bolas de fogo.

Na segunda habilidade vemos um fluxo rápido de ideias, coisa bem normal no vermelho. Poder descartar até três cartas e logo em seguida comprar a mesma quantidade demonstra uma troca de pensamentos e ações bem arriscadas, mas ao mesmo tempo que pode levar você a uma vitória por boas compras.

E em sua última habilidade, temos Jaya nos dando um emblema permanente, que permite ao jogador jogar instantâneas e feitiços do seu cemitério, o que pode literalmente finalizar o jogo com uma chuvarada de danos direto.

E essa foi Jaya Ballard, nos demonstrando técnicas de pyromancia avançada, vindas de uma das magas vermelhas mais avançadas do Multiverso.

Chegamos ao então mau que assola os campos de Dominaria em sua recente historia.

Senhor Demônio Belzenlok




O Senhor Demônio Belzenlok é uma Criatura Lendária Mítica de 6 manas, sendo duas pretas. Ele possui 6 de poder e 6 de resistência, e é um Ancião Demônio.

Com a habilidade de voar e atropelar, ele poderá fazer muito mais por você além de ser um corpo extremamente forte. Por um preço, é claro.
Trazendo todo o Flavor dos pactos perigosos ao Jogo, Belzenlok poderá ser, ao entrar em campo, uma sucessão de compras de cartas que poderá lotar a sua mão e recarregar as suas energias. Mas ao mesmo tempo poderá ser danos irreparáveis a sua vida, podendo o levar até a morte.

Por isso tome cuidado! Ao se deparar com essa figura maligna que deturpa hoje todo o Plano de Dominaria, escolha bem o seu lado, pois as consequências poderão ser catastróficas. As vantagens de se aliar a mana preta e aos pactos insanos de Belzenlok, podem parecer tentadoras, mas mantenha sua mente intacta, e busque entender bem suas prioridades.

Fim da Parte II.


Parte I:

Artigo Eterno - Enciclopédia de Dominaria: Historia

http://baconarcano.blogspot.com/2018/11/artigo-eterno-enciclopedia-de-dominaria.html

Parte III:

Artigo Eterno - Enciclopédia de Dominaria: Grimorio

http://baconarcano.blogspot.com/2018/11/artigo-eterno-enciclopedia-de-dominaria_25.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Banidas Atualizada

FORMATO OFICIAL BACON ARCANO - TOICINHO

Decklists: Um Guia