Artigo Eterno - Selado


SELADO ARTIGO ETERNO



Um Artigo Eterno é uma seleção de informações valiosas que te guiarão pelos Universo de Magic e seus diversos modos de jogo. Esse é um Artigo Eterno que reúne tudo o que você precisa saber para jogar um Selado da Bacon Arcano e aproveitar o evento ao máximo.


1. O que é um Selado? (Primeiro Tópico - Artigo Eterno: Selado)




Imagine que você foi capturado por um reino inimigo e levado para um local fechado.
La, você se depara com outras pessoas que parecem ter tido o mesmo destino que você.
Na sua frente, e na frente de cada um dos outros desafortunados, uma porta trancada.
Um ser, aparentemente o líder das forças inimigas, chega e grita ordens.
Vocês estão presos e fadados a lutarem uns contra outros em uma mega arena aberta que aguarda vocês, os competidores. Só os melhores magos e guerreiros entre vocês conseguirão a gloria ali. E não são poucas as glorias: prêmios inimagináveis, prêmios que um só ser levaria vidas para gastar.
E para tal vencedor ser coroado, uma grande luta magica entre todos vocês deve ocorrer.
E quais serão suas armas magicas?
Vocês não sabem.
Nem o próprio líder sabe.
Pois dentro das portas à frente de cada um de vocês, suas armas os esperam.
E então, vocês as abrem e cada um entra em sua respectiva porta.




Você encontra lá um grande galpão, de paredes e teto de vidro. E soltos, em uma desordem gigantesca, feras das mais variadas espécies; pássaros, serpentes gigantes, orcs raivosos, dragonetes e até soldados treinados. E, em todos os cantos, escudos, espadas, elmos. Gemas magicas, cajados de luz e fogo. Objetos emitindo todo o tipo de Magia, Arcana e Profana.
E é no meio de toda essa desordem fantástica, que você, sozinho e com seus próprios aprendizados, terá que escolher sabiamente, organizar, e treinar suas armas, juntando-as em um conjunto estratégico que funcione. E como se não fosse pouco, você tem somente 45 minutos para fazer isso.


E é em meio a essa alegoria que eu gostaria de falar para vocês: isso é um Selado.
Essa batalha fantástica, onde cada mago escolhe e monta em poucos minutos sua arma, e enfrenta outros magos que fizeram o mesmo.

Mas para entender melhor o que é um Selado, vamos com calma; mas sempre guardando em mente a pequena história que você acabou de ler.

Selado é um Formato Limitado, que se diferencia de um Formato Construído no Magic.
Mas o que seria um Formato Construído e um Limitado?
Como concepção, nós temos algumas diferenças grandes entre os dois formatos. E aqui vai alguns dados para vocês entenderem ambos



FORMATO CONSTRUIDO

- Mínimo de cartas no Deck: 60

- Deck Pré Montado, utilizando das regras e Ban Lista do formato vigente (Toicinho)

- Side Board: máximo de 15 cartas


FORMATO SELADO

- Mínimo de cartas no Deck: 40

- Deck montado minutos antes do torneio com cartas tiradas de Boosters

- Sem ban list e sem Formato Vigente (ex: não ha máximo de copias de comuns ou lendárias dentro de um deck)

- Side Board: o Side Board é todas as cartas tiradas dos Boosters e não utilizadas no deck.


No Formato Limitado você não traz de casa o seu próprio deck, que foi montado e planejado com bastante calma, e com uma grande variedade de cartas, como é no Toicinho, por exemplo.
No Selado, o seu deck é montado momentos antes de ir para a batalha. E as cartas que compõem foram tiradas de Boosters novinhos que você acabou de abrir.

Quando você chega no Selado, você se senta em uma mesa e recebe 6 Boosters. O juiz irá passar as coordenadas e regras básicas. E então soltar o tempo. A partir disso, você tem 45 minutos para abrir os Boosters, assim como os demais participantes, e montar um deck de no mínimo 40 cartas. E é aí que você se depara com uma espiral de possibilidades; e um tempo muito curto. Você é o personagem da nossa história, dentro do galpão, com criaturas fantásticas dos mais variados tipos, com espadas, escudos e elmos a sua disposição. E é o seu papel organiza-los de uma maneira que faça sentido, que seja funcional. E o tempo é curto, e as possibilidades são imensas. O deck são 40 cartas, mas nisso já se conta os terrenos básicos (que são fornecidos pela Bacon Arcano na hora). Então, subtraindo os terrenos (17 é um bom número) você precisa escolher 23 cartas para montar o seu deck, totalizando 40. 


6 Boosters te geram 90 cartas, logo, dessas 90 você precisa filtrar essas 23. É um trabalho emocionante, deixamos claro aqui. Será que aquele Gigante 5/5 combinaria com aquele conjunto de Soldados? E se você só escolher aquelas criaturas agressivas e rápidas? Mas aquele cajado Lendário geraria um ótimo deck Control, por quê não ir para esse lado? As suas cartas azuis e pretas parecem bastante seguras na estratégia, mas e se você somasse a cor vermelha que saiu super agressiva e montasse um deck de 3 cores? São essas apenas algumas das perguntas que são feitas em meio ao momento de pura euforia e diversão no meio do Selado. E elas te levarão, ou não, as glorias da premiação final, que será em Boosters (muitos Boosters) E ao mesmo tempo que você se questiona sobre sua própria estratégia, o seu amigo ao lado, no próprio galpão dele, acabou de abrir uma Besta Colossal Mítica de 50 cabeças. É aquele momento magico onde todos a volta, em seus próprios galpões, param um momento para apreciar o achado, e também temer: pois aquilo, logo logo poderá ser o seu adversário


2. Me preparando para o Selado (Segundo Tópico – Artigo Eterno: Selado)





Já falamos sobre o Selado e o que ele é, mas é importante entendermos o por quê ele representa tanto para nós como loja e o que pode ser para vocês jogadores.

O Selado é mais que uma simples competição. É um evento único, relativamente bem raro no qual jogadores de todos os tipos podem testar mais que um deck, mas a si mesmos. A analogia da arena é um ótimo exemplo disso. É um evento grandioso no qual tanto os organizadores quanto os participantes ficam elétricos quanto a possibilidades e as sensações que um Selado trás. Além das centenas de cartas abertas na hora e depois do campeonato, temos o prazer de ver o melhor do jogo acontecendo na nossa frente.

A criatividade e conhecimento trabalhando juntos. Nós como loja nos preparamos por muito tempo para esse evento e queremos dar algumas dicas de como ele pode ser aproveitado 100% sem nenhum desconforto.

Selado é mais que um evento, é uma festa de gala para jogadores que conhecem o quanto pode ser incrível esse evento. Levando em consideração todo o contexto dessa “festa“ e o local que você irá, a preparação começa bem antes do início do evento em si.
Prepare-se para um verdadeiro duelo entre cavalheiros (as) e guerreiras (as)
Neste dia você irá enfrentar uma das batalhas mais épicas de sua vida!
Tome um banho de ervas, vista sua melhor armadura ou capuz. Para que, quando entrar no salão, todos vejam o brilho do mago que vai ganhar o selado e levar as mais novas magias e um aprendizado inestimado para casa.

Tão importante quanto isso…. que equipamento levar?

Bem simples, lembre-se que apenas as cartas que você abrir nos seus 6 Boosters iniciais serão válidas durante a competição. E também que você irá precisar de um local para armazenar essas cartas novas, e em hipótese alguma essas cartas podem se misturar com as que você já possuía antes da competição. Então é recomendado que não leve suas reservas para troca para evitar inconvenientes. Lembre-se que, se tiver Sleeves, é recomendado que leve ou compre na hora para já proteger suas cartas novinhas. Dados também são sempre úteis para registrar informações diversas na partida.


Novamente preciso chamar a atenção para a organização com suas cartas durante o processo, quanto mais equipamento desnecessário para o selado você trazer, mais organização da sua parte vai ser necessário. Mas lembrem-se que depois do Selado sempre acontecem as jogatinas livre. Então leve também seu deck Toicinho favorito para jogar antes e após o campeonato.


 CONDUTA



E em como todo evento gostaríamos de deixar aqui algumas dicas que fazem bem para a diversão e para o ambiente: aqui está a pequena lista de coisas do ''bom jogador'' que a Bacon Arcano preza que todos os membros sigam. Estas são dicas valiosas que podem melhorar bastante a sua representação como adversário no campo de batalha ''magico''.

PRÉ-JOGO:

1.) Ao sentar-se para um jogo, estenda a mão e se apresente. Pergunte como o adversário está indo hoje, ou algo sobre o clima. É péssimo quando um adversário chega a um jogo, senta-se joga de maneira fria e impessoal um JOGO com você! Não esqueça que é uma pessoa ali na sua frente. E por último, deseje-lhe boa sorte. Você pode não querer dizer isso, mas é um gesto muito normal e gentil. Eles podem não precisar de um pouco de sorte, eles podem precisar de uma tonelada - mas é o gesto de dizer "é um prazer jogar este jogo com você, não ganhar porque você zicou (não veio mana)’’ que já ajuda muito!

2.) Aprenda o nome do seu oponente. Uma boa dica é escreve-lo no topo de sua ficha de pontuação, caso use uma. Usar o nome do oponente com a maior frequência possível é algo simples e educado de se fazer. Se você esquecer, basta perguntar a ele!

3.) Se você é novato, não há problema em dizer isso ao seu oponente. Como um jogador novo, explique que você estará tentando aprender enquanto joga, o que significa que você pode jogar em um ritmo mais lento e precisar ler cartas ou pedir explicações de regras.


COMBINE:


1.) Comunicar - Defina claramente os elementos do jogo, as alterações e suas próprias ações. Anuncie (em voz alta) o que você está fazendo a cada passo, e peça o mesmo em troca. Se um oponente estiver jogando muito rápido, lembre-o sempre de que também há cheques para você e você poderá pará-los a qualquer momento. Peça para ler as cartas, chame o juiz para explicações de regras e qualquer outra coisa que você queira saber.

2.) Pratique embaralhar posicionar e segurar suas cartas - alguns jogadores podem misturar as cartas de cada área e da mão com o campo de batalha. Deixe seu lado da mesa impecável em todos os momentos, com uma clara representação de cemitérios, grimório e partes do campo de batalha

3.) Leia a carta - não há como dizer quantos jogos são ganhos ou perdidos porque uma carta foi jogada sem entendimento correto ou leitura apressada. Isso beneficiará você e seu oponente se você entender o que uma carta faz, mesmo que leve alguns minutos para isso.
  

DEPOIS DO JOGO:

1.) Estenda a mão para o seu oponente e parabenize-o por um jogo bem jogado (independentemente do resultado) - eles podem nem sempre ser receptivos a isso (ver #2 abaixo),  mas mostrar o gesto pode ajudar muito no desenvolvimento de amizades, etc.

2.) Não fique frustrado ou com raiva - fácil de dizer, mas não fácil de fazer para alguns. Se algum oponente perder a calma - apenas pegue suas cartas e se retire. Ganhar ou perder, isso ainda é um jogo.

3.) Antes de se levantar (se o tempo permitir), converse com seu oponente sobre a partida - sobre coisas que você curtiu, o seu deck e o dele e até cenários durante a partida que poderiam ter sido jogados de forma diferente. É nesse ponto que muito conhecimento pode ser obtido ou compartilhado em relação à algo específico que você notou. É claro que nenhum jogador é obrigado a fazê-lo; no entanto, isso pode ser uma boa maneira de expandir seu conhecimento de formato, bem como desenvolver novos relacionamentos com outros jogadores.
Acima de tudo, lembre-se que este é um jogo, e as duas pessoas devem estar ali para se divertir. É um jogo competitivo, mas nunca deve ser tratado sem o respeito que o adversário merece.



3. Montando um Deck Selado (Terceiro Tópico - Artigo Eterno: Selado)




Agora que você já se inteirou sobre o estilo do evento que lhe espera, tomou o melhor banho de ervas raras da região, vestiu sua armadura mais reluzente e penteou suas madeixas, o que acontece?
Você se vê sentado em uma mesa com 6 Boosters All Colors novinhos na sua frente.
E agora? O que fazer?
É isso que você irá aprender no tópico de hoje.

Há vários pontos que devem ser dados atenção para que você consiga dar o melhor de si em seu Deck Selado, e aqui vamos falar de todos eles. Logo, não se desespere mago de primeira viagem ou veterano que está ansioso pelo selado. No fim, vocês verão que montar um deck selado consistente é bem mais fácil do que parece; basta você ter disciplina e atenção.

O primeiro ponto é o seguinte:

Você precisa entender e ter em mente alguns números que irão te auxiliar bastante.

São eles:

- Você abre 6 Boosters All Colors para a montagem do seu Deck. Isso totaliza 90 cartas aleatórias.

- O seu Deck Selado precisa ter no mínimo 40 cartas, já contanto com os terrenos.

- Os terrenos básicos para a montagem dos Decks são fornecidos pela Bacon Arcano. Vocês os devolverão no final do evento. Ou seja, você possui 90 cartas aleatórias + terrenos básicos a sua escolha para a montagem do Deck.

- Você tem 45 minutos para a montagem do Deck.
90 Cartas Aleatórias + Terrenos Básicos + 45 Minutos = 1 Deck Selado

Essa é a combinação de ingredientes que você usará para a montagem do seu Deck.
Mas como organizar isso da melhor maneira possível, e disso tirar algo consistente?

- Atenção e Foco - mantenha suas coisas organizadas e perto de você; mochilas, bolsas. Celulares dentro do bolso e desligados. Em cima de sua mesa, apenas seu playmat, um papel e caneta. Nada mais que isso. Para que todos os itens citados não se tornem o seu maior inimigo na hora de montar o seu deck: para você que você não se distraia. Distração é um dos maiores problemas em um momento como esse.

- Se Organize - assim que o juiz soltar o tempo e liberar a abertura dos Boosters e a montagem dos decks, tenha disciplina. A primeira coisa que você deve fazer é separar as cores das suas cartas. Já abra os seus Boosters com isso em mente. Uma boa divisão é:


1- Azul
2- Vermelho
3-  Branco
4- Verde
5- Preto
6 -Multicoloridas
7- Artefatos
8- Terrenos não básicos.


Logo depois disso, uma segunda divisão. Agora, dentro de cada um desses 8 montes de cartas que você possui, separe suas mágicas por custo de mana.
Em seu monte azul, por exemplo, separe todas as mágicas de custo 1 das de 2, das de 3, das de 4 etc.

Dessa forma você terá tudo organizado e em seu devido lugar. O que facilitará muito quando você começar a juntar suas peças.

- Juntando as Peças - agora que você possui tudo organizado da melhor maneira possível a sua frente, chegou a hora de analisar.
Separe as criaturas de cada uma das cores que você possui, e analise e compare bem no o que cada cor está se destacando mais. No fim, você precisa buscar quais foram as duas cores que mais lhe agradaram. Decks Selados geralmente possuem 2 cores, devido a: somente uma não lhe dar opções suficientes para um Deck Mono Colorido e mais do que duas poderem te atrapalhar na curva de mana de um Deck Multicolorido. Duas cores é o ideal, salvo exceções que logo comentaremos.

- Opções de Decks - agora você precisa ter em mente que 3 arquétipos são os mais vistos em campeonatos Selados, sendo um deles dominante em quantidade. A sua escolha na hora do Selado por um desses arquétipos poderá ser dada por dois fatores:

Se o seu estilo de jogo combina com ele e se o estilo das cartas que você abriu, também combina com ele.
Então vamos olhar um geral desses três Arquétipos:


1. Aggro






Estilo de Jogo: curto e rápido. É um estilo para quem gosta de partidas finalizadas rapidamente, seja para um lado, seja para o outro. Serão utilizadas criaturas pequenas, rápidas e evasivas que dificultarão o bloqueio pelas defesas do seu adversário.

Estilo das Cartas: criatura pequenas, com baixo custo de mana, 1 mana até no máximo 4. Habilidades evasivas e agressivas como ímpeto, iniciativa e ameaçar. Magicas de crescimento de criaturas, dano direto e de impedir o bloqueio.

Estrutura aconselhada:

Terrenos: 15
Criaturas: 19
Magicas extras: 6

Esse é um arquétipo de dificuldade Media de montagem, uma vez que é preciso ser achado peças semelhantes em quantidade (criaturas pequenas)




2. Midrange





Estilo de Jogo: rápido, mas sem perder a compostura. O estilo desse arquétipo demanda um jogo não rápido e nem tão lento. O meio é a questão. O seu objetivo é descer uma criatura todo turno enquanto realiza ataques bem pensados drenando a vida do seu adversário. No final, se ainda não tiver ganho o jogo, você resguardara criaturas gigantes dentro de seu Deck para finalizarem o jogo.

Estilo de Cartas: criaturas de custo de mana convertido variado. Aqui você quer fazer criaturas certas em turnos certos. Uma criatura de custo 1 no turno 1, de custo 2 no turno 2, de custo 6 no turno 6. E quer também que elas possuam habilidade variadas. Dês de voar a vínculo com a vida, de atropelar a ímpeto.
Nas magicas você buscara remoções de criaturas e cartas que possam mudar o rumo de um combate. Ex: um crescimento de criatura que pegue o seu adversário desprevenido.

Estrutura aconselhada:

Terrenos: 17
Criaturas: 17
Magicas extras: 6

Esse é um arquétipo de dificuldade de montagem Fácil, uma vez que cartas dos mais variados custos podem vir a formar um Deck no estilo. É um dos arquétipos mais montados em campeonatos selados




3. Control




Estilo de jogo: atrasando e removendo os recursos do seu adversário, principalmente criaturas. Ficando à frente do seu adversário com cartas que permitam que você compre cartas extras, e com criaturas que lhe deem vantagens além de poder e resistência. É um Arquétipo que ganha no late game (depois de muitos turnos jogados), quando os recursos do seu adversário já se exauriram.

Estilo se cartas: remoções, anulações, cartas que voltem permanentes para a mão do dono, magicas de compra de cartas. Criaturas com efeito embutidos, efeitos parecidos com os citados a cima. E criaturas com efeitos grandiosos ou complexos, que podem colocar uma pressão em seu adversário apenas pela entrada em campo.

Estrutura aconselhada:

Terrenos: 19
Criaturas: 9
Magicas: 12

Esse é um arquétipo de dificuldade de montagem Dificil, onde você precisa de bastante feitiços e instantâneas de controle, e de criaturas que possuam grandes habilidades embutidas


Calculando a Curva de Mana


Tendo terminado a montagem da base do seu deck, você solicitara ao Tutor mais próximo o número de Lands Basicas que você deseja no seu Deck.
Para isso, você precisa calcular a sua curva de mana. Algo bem simples e prático. Vamos supor que você montou um Midrange com 16 criaturas variadas e 6 magicas extras, 23 magicas no total. Se você não colocou várias magicas pesadas no seu Deck (5 manas +), coisa que nem deveria fazer, 17 Lands serão suficientes para o seu Deck.
Mas seu Deck possui 2 cores, vamos supor vermelho e verde, logo você precisará de Lands de dois tipos. Para saber quantas de cada você usará, conte quantos símbolos verdes e vermelho nos custos de mana você possui nas suas Magicas. Vamos supor que você tenha contado e o resultado foi 10 verdes e 7 vermelhas. Nesse caso, 10 florestas e 7 montanhas serão suficientes para que seu deck rode sem problemas.
Mas é claro que isso pode variar, e você precisa tomar isso como uma balança, e você precisa manter o equilíbrio. Mais magicas vermelhas que verdes? Mais montanhas e menos florestas. Parece algo obvio, mas é por conta de ser simples que as vezes parece complexo. Você tendo a quantidade escolhida de Lands e quais são os custos das suas magicas, você chegará ao equilíbrio.


(Considerações Finais  - Artigo Eterno: Selado)



Esse foi um artigo super abrangente e massivo, pois foram abordados assuntos bastante complexo. Mas você possuindo um entendimento básico de tudo o que foi dito já será ótimo para a sua experiência no evento.

E aqui vão algumas dicas extras:

- Não montem decks em volta de uma única carta. Não é porque aquela lendária, planeswalker ou promo saiu no seu booster que ela será uma ótima escolha para Deck. Analisem com cuidado todas as cores primeiro, e não se deixem levar pelo efeito de uma única carta. Pode ser que ela nem funcione em conjunto com todas as outras que você tirou, e em último caso é apenas uma carta; a chance de ela vir no meio de uma partida é mínima.

Esse foi o Artigo Eterno – Selado trago a você pela Bacon Arcano. Esperamos que tenha curtido e aprendido muito por aqui. Nos vemos nos Selados!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Banidas Atualizada

FORMATO OFICIAL BACON ARCANO - TOICINHO

Decklists: Um Guia