Artigo Eterno - Selado
SELADO ARTIGO ETERNO
Um Artigo Eterno é uma seleção de informações valiosas que
te guiarão pelos Universo de Magic e seus diversos modos de jogo. Esse é um
Artigo Eterno que reúne tudo o que você precisa saber para jogar um Selado da
Bacon Arcano e aproveitar o evento ao máximo.
1. O que é um Selado? (Primeiro Tópico
- Artigo Eterno: Selado)
Imagine que você foi capturado por um reino inimigo e levado
para um local fechado.
La, você se depara com outras pessoas que parecem ter tido o
mesmo destino que você.
Na sua frente, e na frente de cada um dos outros
desafortunados, uma porta trancada.
Um ser, aparentemente o líder das forças inimigas, chega e
grita ordens.
Vocês estão presos e fadados a lutarem uns contra outros em
uma mega arena aberta que aguarda vocês, os competidores. Só os melhores magos
e guerreiros entre vocês conseguirão a gloria ali. E não são poucas as glorias:
prêmios inimagináveis, prêmios que um só ser levaria vidas para gastar.
E para tal vencedor ser coroado, uma grande luta magica
entre todos vocês deve ocorrer.
E quais serão suas armas magicas?
Vocês não sabem.
Nem o próprio líder sabe.
Pois dentro das portas à frente de cada um de vocês, suas
armas os esperam.
E então, vocês as abrem e cada um entra em sua respectiva
porta.
Você encontra lá um grande galpão, de paredes e teto de
vidro. E soltos, em uma desordem gigantesca, feras das mais variadas espécies; pássaros,
serpentes gigantes, orcs raivosos, dragonetes e até soldados treinados. E, em
todos os cantos, escudos, espadas, elmos. Gemas magicas, cajados de luz e fogo.
Objetos emitindo todo o tipo de Magia, Arcana e Profana.
E é no meio de toda essa desordem fantástica, que você,
sozinho e com seus próprios aprendizados, terá que escolher sabiamente, organizar,
e treinar suas armas, juntando-as em um conjunto estratégico que funcione. E
como se não fosse pouco, você tem somente 45 minutos para fazer isso.
E é em meio a essa alegoria que eu gostaria de falar para
vocês: isso é um Selado.
Essa batalha fantástica, onde cada mago escolhe e monta em
poucos minutos sua arma, e enfrenta outros magos que fizeram o mesmo.
Mas para entender melhor o que é um Selado, vamos com calma;
mas sempre guardando em mente a pequena história que você acabou de ler.
Selado é um Formato Limitado, que se diferencia de um
Formato Construído no Magic.
Mas o que seria um Formato Construído e um Limitado?
Como concepção, nós temos algumas diferenças grandes entre
os dois formatos. E aqui vai alguns dados para vocês entenderem ambos
FORMATO CONSTRUIDO
- Mínimo de cartas no Deck: 60
- Deck Pré Montado, utilizando das regras e Ban Lista do
formato vigente (Toicinho)
- Side Board: máximo de 15 cartas
FORMATO SELADO
- Mínimo de cartas no Deck: 40
- Deck montado minutos antes do torneio com cartas tiradas
de Boosters
- Sem ban list e sem Formato Vigente (ex: não ha máximo de
copias de comuns ou lendárias dentro de um deck)
- Side Board: o Side Board é todas as cartas tiradas dos
Boosters e não utilizadas no deck.
No Formato Limitado você não traz de casa o seu próprio
deck, que foi montado e planejado com bastante calma, e com uma grande
variedade de cartas, como é no Toicinho, por exemplo.
No Selado, o seu deck é montado momentos antes de ir para a
batalha. E as cartas que compõem foram tiradas de Boosters novinhos que você
acabou de abrir.
Quando você chega no Selado, você se senta em uma mesa e
recebe 6 Boosters. O juiz irá passar as coordenadas e regras básicas. E então
soltar o tempo. A partir disso, você tem 45 minutos para abrir os Boosters,
assim como os demais participantes, e montar um deck de no mínimo 40 cartas. E
é aí que você se depara com uma espiral de possibilidades; e um tempo muito
curto. Você é o personagem da nossa história, dentro do galpão, com criaturas fantásticas
dos mais variados tipos, com espadas, escudos e elmos a sua disposição. E é o
seu papel organiza-los de uma maneira que faça sentido, que seja funcional. E o
tempo é curto, e as possibilidades são imensas. O deck são 40 cartas, mas nisso
já se conta os terrenos básicos (que são fornecidos pela Bacon Arcano na hora).
Então, subtraindo os terrenos (17 é um bom número) você precisa escolher 23
cartas para montar o seu deck, totalizando 40.
6
Boosters te geram 90 cartas, logo, dessas 90 você precisa filtrar essas 23. É
um trabalho emocionante, deixamos claro aqui. Será que aquele Gigante 5/5
combinaria com aquele conjunto de Soldados? E se você só escolher aquelas
criaturas agressivas e rápidas? Mas aquele cajado Lendário geraria um ótimo
deck Control, por quê não ir para esse lado? As suas cartas azuis e pretas
parecem bastante seguras na estratégia, mas e se você somasse a cor vermelha
que saiu super agressiva e montasse um deck de 3 cores? São essas apenas algumas
das perguntas que são feitas em meio ao momento de pura euforia e diversão no
meio do Selado. E elas te levarão, ou não, as glorias da premiação final, que será
em Boosters (muitos Boosters) E ao mesmo tempo que você se questiona sobre sua própria
estratégia, o seu amigo ao lado, no próprio galpão dele, acabou de abrir uma
Besta Colossal Mítica de 50 cabeças. É aquele momento magico onde todos a volta,
em seus próprios galpões, param um momento para apreciar o achado, e também
temer: pois aquilo, logo logo poderá ser o seu adversário
2. Me preparando para o Selado
(Segundo Tópico – Artigo Eterno: Selado)
Já falamos sobre o Selado e o que ele é, mas é importante
entendermos o por quê ele representa tanto para nós como loja e o que pode ser
para vocês jogadores.
O Selado é mais que uma simples competição. É um evento
único, relativamente bem raro no qual jogadores de todos os tipos podem testar
mais que um deck, mas a si mesmos. A analogia da arena é um ótimo exemplo
disso. É um evento grandioso no qual tanto os organizadores quanto os
participantes ficam elétricos quanto a possibilidades e as sensações que um
Selado trás. Além das centenas de cartas abertas na hora e depois do
campeonato, temos o prazer de ver o melhor do jogo acontecendo na nossa frente.
A criatividade e conhecimento trabalhando juntos. Nós como
loja nos preparamos por muito tempo para esse evento e queremos dar algumas
dicas de como ele pode ser aproveitado 100% sem nenhum desconforto.
Selado é mais que um evento, é uma festa de gala para
jogadores que conhecem o quanto pode ser incrível esse evento. Levando em
consideração todo o contexto dessa “festa“ e o local que você irá, a preparação
começa bem antes do início do evento em si.
Prepare-se para um verdadeiro duelo entre cavalheiros (as) e
guerreiras (as)
Neste dia você irá enfrentar uma das batalhas mais épicas de
sua vida!
Tome um banho de ervas, vista sua melhor armadura ou capuz.
Para que, quando entrar no salão, todos vejam o brilho do mago que vai ganhar o
selado e levar as mais novas magias e um aprendizado inestimado para casa.
Tão importante quanto isso…. que equipamento levar?
Bem simples, lembre-se que apenas as cartas que você abrir
nos seus 6 Boosters iniciais serão válidas durante a competição. E também que
você irá precisar de um local para armazenar essas cartas novas, e em hipótese
alguma essas cartas podem se misturar com as que você já possuía antes da
competição. Então é recomendado que não leve suas reservas para troca para
evitar inconvenientes. Lembre-se que, se tiver Sleeves, é recomendado que leve
ou compre na hora para já proteger suas cartas novinhas. Dados também são
sempre úteis para registrar informações diversas na partida.
Novamente preciso chamar a atenção para a organização com
suas cartas durante o processo, quanto mais equipamento desnecessário para o
selado você trazer, mais organização da sua parte vai ser necessário. Mas lembrem-se
que depois do Selado sempre acontecem as jogatinas livre. Então leve também seu
deck Toicinho favorito para jogar antes e após o campeonato.
CONDUTA
E em como todo evento gostaríamos de deixar aqui algumas
dicas que fazem bem para a diversão e para o ambiente: aqui está a pequena
lista de coisas do ''bom jogador'' que a Bacon Arcano preza que todos os
membros sigam. Estas são dicas valiosas que podem melhorar bastante a sua
representação como adversário no campo de batalha ''magico''.
PRÉ-JOGO:
1.) Ao sentar-se para um jogo, estenda a mão e se apresente.
Pergunte como o adversário está indo hoje, ou algo sobre o clima. É péssimo
quando um adversário chega a um jogo, senta-se joga de maneira fria e impessoal
um JOGO com você! Não esqueça que é uma pessoa ali na sua frente. E por último,
deseje-lhe boa sorte. Você pode não querer dizer isso, mas é um gesto muito normal
e gentil. Eles podem não precisar de um pouco de sorte, eles podem precisar de
uma tonelada - mas é o gesto de dizer "é um prazer jogar este jogo com
você, não ganhar porque você zicou
(não veio mana)’’ que já ajuda muito!
2.) Aprenda o nome do seu oponente. Uma boa dica é
escreve-lo no topo de sua ficha de pontuação, caso use uma. Usar o nome do
oponente com a maior frequência possível é algo simples e educado de se fazer.
Se você esquecer, basta perguntar a ele!
3.) Se você é novato, não há problema em dizer isso ao seu
oponente. Como um jogador novo, explique que você estará tentando aprender
enquanto joga, o que significa que você pode jogar em um ritmo mais lento e
precisar ler cartas ou pedir explicações de regras.
COMBINE:
1.) Comunicar - Defina claramente os elementos do jogo, as
alterações e suas próprias ações. Anuncie (em voz alta) o que você está fazendo
a cada passo, e peça o mesmo em troca. Se um oponente estiver jogando muito
rápido, lembre-o sempre de que também há cheques para você e você poderá
pará-los a qualquer momento. Peça para ler as cartas, chame o juiz para
explicações de regras e qualquer outra coisa que você queira saber.
2.) Pratique embaralhar posicionar e segurar suas cartas - alguns
jogadores podem misturar as cartas de cada área e da mão com o campo de
batalha. Deixe seu lado da mesa impecável em todos os momentos, com uma clara
representação de cemitérios, grimório e partes do campo de batalha
3.) Leia a carta - não há como dizer quantos jogos são
ganhos ou perdidos porque uma carta foi jogada sem entendimento correto ou
leitura apressada. Isso beneficiará você e seu oponente se você entender o que
uma carta faz, mesmo que leve alguns minutos para isso.
DEPOIS DO JOGO:
1.) Estenda a mão para o seu oponente e parabenize-o por um
jogo bem jogado (independentemente do resultado) - eles podem nem sempre ser
receptivos a isso (ver #2 abaixo), mas
mostrar o gesto pode ajudar muito no desenvolvimento de amizades, etc.
2.) Não fique frustrado ou com raiva - fácil de dizer, mas
não fácil de fazer para alguns. Se algum oponente perder a calma - apenas pegue
suas cartas e se retire. Ganhar ou perder, isso ainda é um jogo.
3.) Antes de se levantar (se o tempo permitir), converse com
seu oponente sobre a partida - sobre coisas que você curtiu, o seu deck e o
dele e até cenários durante a partida que poderiam ter sido jogados de forma
diferente. É nesse ponto que muito conhecimento pode ser obtido ou compartilhado
em relação à algo específico que você notou. É claro que nenhum jogador é
obrigado a fazê-lo; no entanto, isso pode ser uma boa maneira de expandir seu
conhecimento de formato, bem como desenvolver novos relacionamentos com outros
jogadores.
Acima de tudo, lembre-se que este é um jogo, e as duas
pessoas devem estar ali para se divertir. É um jogo competitivo, mas nunca deve
ser tratado sem o respeito que o adversário merece.
3. Montando um Deck Selado (Terceiro
Tópico - Artigo Eterno: Selado)
Agora que você já se inteirou sobre o estilo do evento que
lhe espera, tomou o melhor banho de ervas raras da região, vestiu sua armadura
mais reluzente e penteou suas madeixas, o que acontece?
Você se vê sentado em uma mesa com 6 Boosters All Colors
novinhos na sua frente.
E agora? O que fazer?
É isso que você irá aprender no tópico de hoje.
Há vários pontos que devem ser dados atenção para que você
consiga dar o melhor de si em seu Deck Selado, e aqui vamos falar de todos
eles. Logo, não se desespere mago de primeira viagem ou veterano que está
ansioso pelo selado. No fim, vocês verão que montar um deck selado consistente
é bem mais fácil do que parece; basta você ter disciplina e atenção.
O primeiro ponto é o seguinte:
Você precisa entender e ter em mente alguns números que irão
te auxiliar bastante.
São eles:
- Você abre 6 Boosters All Colors para a montagem do seu
Deck. Isso totaliza 90 cartas aleatórias.
- O seu Deck Selado precisa ter no mínimo 40 cartas, já
contanto com os terrenos.
- Os terrenos básicos para a montagem dos Decks são
fornecidos pela Bacon Arcano. Vocês os devolverão no final do evento. Ou seja,
você possui 90 cartas aleatórias + terrenos básicos a sua escolha para a
montagem do Deck.
- Você tem 45 minutos para a montagem do Deck.
90 Cartas Aleatórias + Terrenos Básicos + 45 Minutos = 1
Deck Selado
Essa é a combinação de ingredientes que você usará para a
montagem do seu Deck.
Mas como organizar isso da melhor maneira possível, e disso
tirar algo consistente?
- Atenção e Foco - mantenha suas coisas organizadas e perto
de você; mochilas, bolsas. Celulares dentro do bolso e desligados. Em cima de
sua mesa, apenas seu playmat, um papel e caneta. Nada mais que isso. Para que
todos os itens citados não se tornem o seu maior inimigo na hora de montar o
seu deck: para você que você não se distraia. Distração é um dos maiores
problemas em um momento como esse.
- Se Organize - assim que o juiz soltar o tempo e liberar a
abertura dos Boosters e a montagem dos decks, tenha disciplina. A primeira coisa
que você deve fazer é separar as cores das suas cartas. Já abra os seus
Boosters com isso em mente. Uma boa divisão é:
1- Azul
2- Vermelho
3- Branco
4- Verde
5- Preto
6 -Multicoloridas
7- Artefatos
8- Terrenos não básicos.
Logo depois disso, uma segunda divisão. Agora, dentro de
cada um desses 8 montes de cartas que você possui, separe suas mágicas por
custo de mana.
Em seu monte azul, por exemplo, separe todas as mágicas de
custo 1 das de 2, das de 3, das de 4 etc.
Dessa forma você terá tudo organizado e em seu devido lugar.
O que facilitará muito quando você começar a juntar suas peças.
- Juntando as Peças - agora que você possui tudo organizado
da melhor maneira possível a sua frente, chegou a hora de analisar.
Separe as criaturas de cada uma das cores que você possui, e
analise e compare bem no o que cada cor está se destacando mais. No fim, você
precisa buscar quais foram as duas cores que mais lhe agradaram. Decks Selados
geralmente possuem 2 cores, devido a: somente uma não lhe dar opções suficientes
para um Deck Mono Colorido e mais do que duas poderem te atrapalhar na curva de
mana de um Deck Multicolorido. Duas cores é o ideal, salvo exceções que logo
comentaremos.
- Opções de Decks - agora você precisa ter em mente que 3
arquétipos são os mais vistos em campeonatos Selados, sendo um deles dominante
em quantidade. A sua escolha na hora do Selado por um desses arquétipos poderá
ser dada por dois fatores:
Se o seu estilo de jogo combina com ele e se o estilo das
cartas que você abriu, também combina com ele.
Então vamos olhar um geral desses três Arquétipos:
1. Aggro
Estilo de Jogo: curto e rápido. É um estilo para quem gosta
de partidas finalizadas rapidamente, seja para um lado, seja para o outro.
Serão utilizadas criaturas pequenas, rápidas e evasivas que dificultarão o
bloqueio pelas defesas do seu adversário.
Estilo das Cartas: criatura pequenas, com baixo custo de
mana, 1 mana até no máximo 4. Habilidades evasivas e agressivas como ímpeto, iniciativa
e ameaçar. Magicas de crescimento de criaturas, dano direto e de impedir o
bloqueio.
Estrutura aconselhada:
Terrenos: 15
Criaturas: 19
Magicas extras: 6
Esse é um arquétipo de dificuldade Media de montagem, uma
vez que é preciso ser achado peças semelhantes em quantidade (criaturas
pequenas)
2. Midrange
Estilo de Jogo: rápido, mas sem perder a compostura. O
estilo desse arquétipo demanda um jogo não rápido e nem tão lento. O meio é a
questão. O seu objetivo é descer uma criatura todo turno enquanto realiza
ataques bem pensados drenando a vida do seu adversário. No final, se ainda não
tiver ganho o jogo, você resguardara criaturas gigantes dentro de seu Deck para
finalizarem o jogo.
Estilo de Cartas: criaturas de custo de mana convertido
variado. Aqui você quer fazer criaturas certas em turnos certos. Uma criatura
de custo 1 no turno 1, de custo 2 no turno 2, de custo 6 no turno 6. E quer também
que elas possuam habilidade variadas. Dês de voar a vínculo com a vida, de
atropelar a ímpeto.
Nas magicas você buscara remoções de criaturas e cartas que
possam mudar o rumo de um combate. Ex: um crescimento de criatura que pegue o
seu adversário desprevenido.
Estrutura aconselhada:
Terrenos: 17
Criaturas: 17
Magicas extras: 6
Esse é um arquétipo de dificuldade de montagem Fácil, uma
vez que cartas dos mais variados custos podem vir a formar um Deck no estilo. É
um dos arquétipos mais montados em campeonatos selados
3. Control
Estilo de jogo: atrasando e removendo os recursos do seu adversário,
principalmente criaturas. Ficando à frente do seu adversário com cartas que
permitam que você compre cartas extras, e com criaturas que lhe deem vantagens além
de poder e resistência. É um Arquétipo que ganha no late game (depois de muitos
turnos jogados), quando os recursos do seu adversário já se exauriram.
Estilo se cartas: remoções, anulações, cartas que voltem permanentes
para a mão do dono, magicas de compra de cartas. Criaturas com efeito
embutidos, efeitos parecidos com os citados a cima. E criaturas com efeitos
grandiosos ou complexos, que podem colocar uma pressão em seu adversário apenas
pela entrada em campo.
Estrutura aconselhada:
Terrenos: 19
Criaturas: 9
Magicas: 12
Esse é um arquétipo de dificuldade de montagem Dificil, onde
você precisa de bastante feitiços e instantâneas de controle, e de criaturas
que possuam grandes habilidades embutidas
Calculando a Curva de Mana
Tendo terminado a montagem da base do seu deck, você
solicitara ao Tutor mais próximo o número de Lands Basicas que você deseja no
seu Deck.
Para isso, você precisa calcular a sua curva de mana. Algo
bem simples e prático. Vamos supor que você montou um Midrange com 16 criaturas
variadas e 6 magicas extras, 23 magicas no total. Se você não colocou várias
magicas pesadas no seu Deck (5 manas +), coisa que nem deveria fazer, 17 Lands
serão suficientes para o seu Deck.
Mas seu Deck possui 2 cores, vamos supor vermelho e verde,
logo você precisará de Lands de dois tipos. Para saber quantas de cada você
usará, conte quantos símbolos verdes e vermelho nos custos de mana você possui
nas suas Magicas. Vamos supor que você tenha contado e o resultado foi 10
verdes e 7 vermelhas. Nesse caso, 10 florestas e 7 montanhas serão suficientes
para que seu deck rode sem problemas.
Mas é claro que isso pode variar, e você precisa tomar isso
como uma balança, e você precisa manter o equilíbrio. Mais magicas vermelhas
que verdes? Mais montanhas e menos florestas. Parece algo obvio, mas é por
conta de ser simples que as vezes parece complexo. Você tendo a quantidade escolhida
de Lands e quais são os custos das suas magicas, você chegará ao equilíbrio.
(Considerações Finais - Artigo Eterno: Selado)
Esse foi um artigo super abrangente e massivo, pois foram
abordados assuntos bastante complexo. Mas você possuindo um entendimento básico
de tudo o que foi dito já será ótimo para a sua experiência no evento.
E aqui vão algumas dicas extras:
- Não montem decks em volta de uma única carta. Não é porque
aquela lendária, planeswalker ou promo saiu no seu booster que ela será uma ótima
escolha para Deck. Analisem com cuidado todas as cores primeiro, e não se
deixem levar pelo efeito de uma única carta. Pode ser que ela nem funcione em
conjunto com todas as outras que você tirou, e em último caso é apenas uma
carta; a chance de ela vir no meio de uma partida é mínima.
Esse foi o Artigo Eterno – Selado trago a você pela Bacon
Arcano. Esperamos que tenha curtido e aprendido muito por aqui. Nos vemos nos
Selados!
Muito bom artigo. Tirou todas minhas dúvidas. Parabéns!
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